A volta da velha e nefasta contraposição entre educação básica e educação superior

Manifestação pública da Fineduca a respeito do Editorial de O Estado de S. Paulo, “Prioridade errada”, de 14/02/20241

Com o título “Prioridade errada” O Estado de S. Paulo, em editorial de 14/02/2024 (Ver Anexo), retoma uma velha discussão sobre a nefasta contraposição entre a educação básica e a educação superior, a qual até já foi revisada pelo Banco Mundial em 2000, em um documento sobre a educação superior, intitulado Higher Education in Developing Countries – Peril and Promise, em que fez a reavaliação dessa contraposição difundida pelo próprio Banco em seus documentos.

No dia do lançamento desse documento, o Grupo do Banco Mundial responsável pelo estudo conclamou, numa mea-culpa, os governos que seguiram os seus “ensinamentos” ao longo do tempo para agirem de outra forma: “Desde os anos 80 muitos governos nacionais e organismos financiadores internacionais têm atribuído à educação superior um nível de prioridade relativamente baixo. As análises econômicas, de olhar estreito – e, em nossa opinião, equivocado – têm contribuído para formar a opinião de que o investimento público em universidades e em instituições de educação superior se traduziria em ganhos insignificantes em comparação com os ganhos do investimento em escolas primárias e secundárias; assim como de que a educação superior aumenta exageradamente a desigualdade de ganhos. […] O Grupo de Estudo está coeso na convicção de que a urgente tomada de medidas para expandir a quantidade e melhorar a qualidade da educação superior nos países em desenvolvimento, deveria constituir-se em máxima prioridade nas atividades de desenvolvimento“.

➡️ LEIA NA ÍNTEGRA: MANIFESTAÇÃO DA FINEDUCA EDITORIAL ESTADÃO 14 02 2024.pdf

1Documento elaborado pela Diretoria da Fineduca em 14/02/2024 tendo como base o texto: “Educação superior X ensino Fundamental” de Nelson Cardoso Amaral, publicado em “A Terra é Redonda”
(https://aterraeredonda.com.br/educacao-superior-x-ensino-fundamental/) em 10/12/2019.