Encontro Fineduca 2024

Com o tema “Os impactos da política e da economia no financiamento da educação” o XII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação – FINEDUCA, se realizará, na sua parte presencial, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2024.

Parte das atividades acontecerá de forma presencial e, parte, de forma remota. A Sessão de Abertura, as Mesas Temáticas e as apresentações de trabalhos serão realizadas presencialmente nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2024 e os minicursos e oficinas serão ofertados de forma remota nos meses de agosto e setembro.

Datas importantes

Atividade Datas

Submissão de trabalhos

*Todos/as autores/as devem estar com as inscrições pagas para a submissão

10/05/2024 a 31/07/2024

Início das inscrições com e sem submissão de trabalho

10/5/2024

Final das inscrições sem submissão de trabalho

16/10/2024

Divulgação do resultado das avaliações dos trabalhos (processo contínuo, de acordo com a data de submissão)

Até 02/09/2024

Prazo para recursos da avaliação dos trabalhos

03/09/2024 a 06/09/2024

Divulgação do resultado das avaliações dos trabalhos após recursos

11/09/2024

Divulgação da programação das apresentações de trabalho

Até 18/09/2024

Apresentações dos trabalhos

16, 17 e 18/10/2024

Publicação dos Anais do X Encontro

Até 20/12/2024

Apresentação de propostas de minicursos e oficinas

15/07/2024 a 20/07/2024

Período de inscrições para os minicursos e oficinas

29/07 a 02/08/2024

Divulgação da lista de participantes dos minicursos e oficinas

09/08/2023

Realização de minicursos /oficinas – 1º bloco (Online)

17/08/2024 e 31/08/2024

9:00 às 12:00 e/ou 14:00 às 17:00

Realização de minicursos /oficinas – 2º bloco (Online)

14/09/2024 e 28/09/2024

9:00 às 12:00 e/ou 14:00 às 17:00

Realização do Encontro (Forma Presencial)

16, 17 e 18/10/2024

Programação

XII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca)
Os impactos da política e da economia no financiamento da educação

Resumo da programação

Parte Presencial
 

4ª feira 16/10/2024

5ª feira 17/10/2024

6ª feira 18/10/2024

Manhã

Encontro de grupos de pesquisa

Credenciamento

Mesa 2

Mesa 4

Tarde

Sessão de Abertura

Mesa 1

Mesa 3

Apresentação de trabalhos

Noite

Apresentação de trabalhos

Apresentação de trabalhos

Assembleia

Parte Virtual/Remota
 

Sábado – 17/08/2024

Sábado – 31/08/2024

Sábado - 

14/09/2024

Sábado – 28/09/2024

Minicursos e Oficinas

1º. Bloco

1º. Bloco

2º. Bloco

2º. Bloco

Detalhamento da programação

Credenciamento dos participantes
Data: 16/10/2024, quarta-feira
Horário: 9:00 – 12:00

Encontro de Grupos de pesquisa
Data: 16/10/2024, quarta-feira
Horário: 9:00 – 12:00

Sessão de Abertura

Mesa 1: Estado e políticas sociais no Brasil e Argentina
Palestrante: Fernanda Saforcada (Argentina)
Palestrante: Marcela Alejandra Pronko (Brasil)
Coordenação: Cacilda Cavalcanti (UFMA)
Data: 16/10/2024, quarta-feira
Horário: 14:00 – 17:00

Mesa 2: Filantrocapitalismo e disputas sobre os fundos públicos
Palestrante: Geo Saura (Universidade de Barcelona - Espanha)
Palestrante: Theresa Adrião (Unicamp)
Coordenação: Adriana Dragone Silveira (UFPR)
Data: 17/10/2024, quinta-feira
Horário: 8:30 – 12:00

Mesa 3: Os nós da atratividade da carreira docente
Palestrante: Richard M. Ingersoll (Universidade da Pensilvânia, EUA)
Palestrante: Gabriela Moriconi (Fundação Carlos Chagas)
Coordenação: Rubens Barbosa Camargo (USP)
Data: 17/10/2024, quinta-feira
Horário: 14:00 – 17:00

Mesa 4: PNE com 10% do PIB: agora vai?
Palestrante: Rosa Ângela Chieza - UFRGS
Palestrante: Nelson Cardoso Amaral (UFG)
Coordenação: Marcia Jacomini (Unifesp)
Data: 18/10/2024, sexta-feira
Horário: 9:00 – 12:00

Desafio de Futebol Fineduca
Data 16/10/2024, quarta-feira
Horário: 19:30
Local: Quadra esportiva do Colun

Lançamento de livros
Data: 18/10/2024, sexta-feira
Horário: 16:00 – 16:40
Local: Hall do auditório Central, Prédio da Reitoria

Assembleia da Fineduca
Data: 18/10/2024, sexta-feira
Horário: 17:00 – 19:00
Local: Auditório Central, Prédio da Reitoria

Minicursos e oficinas

Período de inscrição: 29/07 a 02/08/2024

Divulgação da lista de participantes dos minicursos: 09/08/2023

Realização de minicursos (Forma Virtual/Remota):

1º bloco: 17/08/2024 e 31/08/2024

2º bloco: 14/09/2024 e 28/09/2024

1 º Bloco

Minicurso 1 - Fundeb permanente: dá para comemorar?
Responsáveis: Nalú Farenzena (UFRGS), José Marcelino de Rezende Pinto (USP).
Carga horária: 12h (06h síncronas e 06h de atividades remotas)
Datas: 17/08/2024 e 31/08/2024
Horário: 9:00 às 12:00
Número de vagas: 50

2 º Bloco

Minicurso 2: O Financiamento do PNE (2024-2034): a proposta contida no PL 1614/2024 do governo é para valer? Como atingir um valor equivalente a 10% do PIB
Responsável: Nelson Cardoso Amaral (UFG)
Carga horária: 6 horas
Datas: 14/09 e 28/09
Horário: 9:00 às 12:00
Número de vagas: 50

Minicurso 3: Introdução ao financiamento da educação: bases legais, fontes, recursos e principais políticas
Responsáveis: Francisco Jose da Silva, Juca Gil, Marcos Edgar Bassi, Pelegrino Verçosa
Carga horária: 20 horas: 12 horas síncronas e mais 8 horas de atividades autônomas assíncronas.
Datas: 14/09/2024 e 28/09/2024
Horário: 9:00 às 12:00 e 14:00 às17:00
Número de Vagas: 50

Minicurso 4 -Financiamento da Educação pública, orçamentos públicos e decisões macroeconômicas: Como desvelar e transformar essa relação?
Responsável: Rubem Santiago Ferreira (UFPE)
Carga horária: 6 horas
Data: 14/09/2024
Horário: 9:00 às 12:00 e 14:00 às17:00
Número de vagas: 50

Minicurso 5 - Renúncia de Receitas e Austeridade Fiscal: uma análise crítica sobre os impactos no financiamento da educação
Responsável: Maria Aparecida Silva de Menezes (UFBA/ TCE-BA)
Carga horária: 3 horas
Dia: 14/09/2024
Horário: 9:00 às 12:00
Número de vagas: 50

Inscrições

Categoria Associado/a com anuidade 2024 paga Associado/a não quite em 2024 e não associado 2024
Professores universitários e Pesquisadores R$ 120,00 R$ 320,00
Professores de educaçao básica R$ 80,00 R$ 160,00
Estudantes de Pós-Graduação R$ 80,00 R$ 160,00
Estudantes de Graduação R$ 30,00 R$ 80,00
Participantes de Movimentos Sociais R$ 30,00 R$ 80,00
Outros Profissionais R$ 120,00 R$ 320,00

Submissão de trabalhos

O Comitê Científico avaliará propostas de comunicações orais nos formatos ‘Artigo Completo’ ou ‘Resumo expandido’ que atenderem as seguintes condições gerais:

I. Cada autor(a) poderá inscrever até (dois) trabalhos, sendo 1 (um) como autor(a) principal e 1 (um) em coautoria.

II. Cada trabalho deverá ter no máximo um(a) autor(a) e três coautoras(es), sendo que TODAS(OS) deverão estar quites com o pagamento da inscrição no evento no ato da submissão.

III. Deverá ser indicado, no momento da submissão, o eixo temático do trabalho:
1 - Políticas de financiamento da educação básica 
2 - Políticas de financiamento da educação superior
3 - Planos de carreira e remuneração de professores
4 - Relações público-privado no financiamento da educação

IV. Somente serão apreciados os textos que obedecerem às diretrizes para submissão dos trabalhos.

V. É facultativa a autorização da publicação dos trabalhos nos Anais do evento. A opção deverá ser manifestada no ato da submissão na plataforma online. Serão publicados nos anais os resumos expandidos e o resumo dos textos completos. Convidamos as(os) autoras(es) que tiverem os textos completos aprovados no evento a submetê-los à Revista Fineduca. Sublinhamos que a submissão do trabalho à nossa Revista não significa sua aprovação automática

VI. Os trabalhos NÃO DEVERÃO conter identificação dos autores. Os trabalhos com identificação não serão avaliados.

VII. A submissão online deve ser realizada no sistema do XII Encontro.

VIII. O texto deve ser devidamente revisado antes da submissão, pois não haverá possibilidade de correções antes da publicação nos anais. Ou seja, a revisão linguística do texto é de responsabilidade dos autores.

Condições para submissão de ‘Artigo Completo’

Os trabalhos no formato ‘artigo completo’ devem atender as diretrizes para autores da Fineduca – Revista de Financiamento da Educação disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/about/submissions#authorGuidelines.

Condições para submissão de ‘Resumo Expandido’

Os trabalhos no formato ‘resumo expandido’ devem ter de 7.000 a 12.000 caracteres (com espaço), em português, inglês ou espanhol, incluindo referências bibliográficas, ilustrações, gráficos, mapas e tabelas, se for o caso.

Formatação: texto em Word for Windows obedecendo às seguintes recomendações: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, papel A4, margens de 2,5 cm, paginação no canto inferior direito.

As notas de rodapé deverão ser utilizadas para esclarecimentos absolutamente necessários.

As (Os) autoras(es) mencionados no artigo deverão ser citados entre parênteses no corpo do texto, com o ano da publicação da obra e, quando for o caso, com a(s) página(s) citada(s). Ex.: (CALKINS, 1950, p.161).

Os trabalhos deverão conter as seguintes seções: Introdução, Metodologia, Resultados e/ou Discussão, Conclusão, Referências

- A seção Introdução deverá conter a apresentação da temática/objeto, os objetivos e a justificativa do problema estudado de forma clara, utilizando-se de revisão de literatura.

- A seção Metodologia deve ser concisa e suficientemente clara, de modo que a(o) leitora(or) entenda os procedimentos utilizados, incluindo ainda as referências da metodologia de estudo e/ou análises empregadas.

- A seção Resultados e Discussão deve conter os dados obtidos até o momento, podendo ser apresentados também em forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.

- A seção Conclusões deve ser elaborada com base nos objetivos e resultados do estudo.

- Na seção Referências serão listados apenas os trabalhos mencionados no texto de acordo com as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

- As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser apresentadas com qualidade, de modo que possibilite uma reprodução legível, inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas, o título deve ficar acima (sem negrito) e nas Figuras, o título deve ficar abaixo (sem negrito). É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.

Trabalhos Aprovados

Template slide

Organização

Comissão Organizadora

Adriana Aparecida Silveira Dragone
Cacilda Cavalcanti
José Marcelino de Rezende Pinto
Márcia Aparecida Jacomini
Nalú Farenzena
Nelson Cardoso Amaral
Rubens Barbosa de Camargo
Theresa Adrião
Thiago Alves

Comissão Organizadora Local

Cacilda Rodrigues Cavalcanti
José de Ribamar Sá Silva
Débora Mustafá Pires Leal
Safira Rego Lopes
Rebeca Sousa da Silva
Rodrigo Gustavo de Sousa
Bruna Maria Madeira Costa

Comitê Ciêntífico

Coordenação Geral

Nalú Farenzena e José Marcelino de Rezende Pinto

Eixo 1 - Políticas de financiamento da educação básica
Coordenação: Calinca Jordânia Pergher e Gabriela Schneider

Eixo 2 - Políticas de financiamento da educação superior
Coordenação: Cristina Helena Almeida de Carvalho e Luiz Fernando Reis

Eixo 3 - Planos de Carreira e Remuneração de professores
Coordenação: Dalva Valente Guimarães Gutierres

Eixo 4 - Relações público-privadas no financiamento da educação
Coordenação: José Quibao Neto

Pareceristas

Eixo 1 - Políticas de financiamento da educação básica
Adriana Dragone Silveira
Andréa Barbosa Gouveia
Andréia da Silva Mafassioli
Calinca Jordânia Pergher
Diego Lutz
Fabrício Aarão Freire Carvalho
Fernando Vizotto Galvão
Gabriela Schneider
Gesilaine Mucio Ferreira
José Marcelino de Rezende Pinto
Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita
Maria Elcineide de Albuquerque Marialva
Maria Goreti Farias Machado
Maria Luiza Rodrigues Flores
Mariana Peleje Viana
Marilda de Oliveira Costa
Marileide Gonçalves França
Nalú Farenzena
Patrícia Marchand
Regina Maria Duarte Scherer
Rosa Maria Pinheiro Mosna
Rosana Evangelista da Cruz
Rosana Maria Gemaque Rolim
Simony Rafaeli Quirino
Thiago Alves

Eixo 2 - Políticas de financiamento da educação superior
André Rodrigues Guimarães
Claudia Regina Baukat Silveira Moreira
Epitácio Macário
Fabíola Bouth Grello Kato
Josué Vidal Pereira
Luma Barbalho Pontes
Maria Rosimary Soares dos Santos
Rhoberta Santana de Araújo
Tarcísio da Silva Cordeiro
Valéria Silva de Moraes Novais
Vera Lúcia Jacob Chaves

Eixo 3 - Planos de Carreira e Remuneração de professores
André Lins de Melo
Dalva Valente Guimarães Gutierres
Ilma Andrade Barleta
Jarbas de Paula Machado
Joedson Brito dos Santos
Luciana Leandro da Silva
Magna França
Magna Jovita Gomes de Sales e Silva
Márcia Aparecida Jacomini
Marcos Edgar Bassi
Marcus Quintanilha da Silva
Maria Aparecida dos Santos Ferreira
Nalú Farenzena
Paulo Sérgio de Oliveira Álvares
Pelegrino Santos Verçosa
Rubens Barbosa de Camargo
Rubens da Costa Ferreira
Thiago Alves

Eixo 4 - Relações público-privadas no financiamento da educação
Ana Paula Santiago Nascimento
André Rodrigues Guimarães
Cássia Alessandra Domiciano
Felipe de Souza Araújo
Flávio Bezerra de Sousa
João Batista Silva dos Santos
José Quibao Neto
José Marcelino de Rezende Pinto
Karine Morgan
Katia Santos Imbo
Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel
Raquel Fontes Borghi
Teise de Oliveira Guaranha Garcia
Thais Marin
Theresa de Freitas Adrião
Vera Lúcia Jacob Chaves

Local

Centro de Ciências Sociais, Universidade Federal do Maranhão, Campus do Bacanga.

Lista de Hotéis

Localizados na área Litorânea

Hotel Luzeiros

Rua João Pereira Damasceno, 2, Ponta do farol, São Luís, CEP 65077-630.

(9,3 km até a UFMA)

Hotel Soft Win

Rua 28, Lote 04, Quadra 21, nº 04, Ponta do farol, São Luís, CEP 65077-347

(9,6 km até a UFMA)

Hotel Stop Way

Av. Mário Meirelles, Rua 26 - Quadra 20 - Lotes 06 E 08, Ponta do farol, São Luís, CEP 65.077

(8,5 km até a UFMA)

Hotel Ibis São Luis

Av. Dos Holandeses, 13, Jardim Renascença, São Luís, CEP 65075 650

(11 km até a UFMA)

Pousada Litorânea

Avenida Litorânea 1983, São Luís, CEP 65071-377

(17 km até a UFMA)

Localizados no Centro

Pousada Solar dos Poetas

Rua Sete de Setembro, 287, Centro, São Luís, CEP 65010-120

(4,7 km até a UFMA)

Reviver Hostel

R. de Nazaré, 200 - Centro Historico, São Luís - MA, 65010-410

(4 km até a UFMA)

Casa Frankie

Rua 28 de Julho 394, São Luís, Centro, CEP 65010-680

(3,9 km até a UFMA)

Hotel Pousada Catarina Mina

Rua de Nazareth, 82 Beco Catarina Mina, São Luís, CEP 65010-410

(4,8 km até a UFMA)

Pousada Portas da Amazônia

Rua Vinte e Oito de Julho, 129, São Luís, CEP 65010680,

(4 km até a UFMA)

RioSlz Hostel

R. São João, 56 - Centro, São Luís - MA, 65010-600

(5.6 km até a UFMA)

Casa Guarnicê

R SAO JOAO 63, São Luís, CEP 65010-010

(5,6 km até a UFMA)

Palma Hostel

Rua do Giz 129, São Luís, CEP 65010-680, Brasil

( 4 km até a UFMA)

Lista de Restaurantes

Localizados no campus ou nas proximidades

Restaurante Universitário

Av. do Portugueses, Bacanga, São Luís – MA, 65080-805

Restaurante Vinur Grill

Av. do Portugueses, Bacanga, São Luís – MA, 65080-805 (ao lado do Restaurante Universitário)

Noely Lanches

Av. dos Portugueses,1966 Bacanga, Núcleo de esportes (UFMA), São Luís, MA, 65080-805

Casa da Ceia

R. União Belo - Anjo da Guarda, São Luís - MA, 65080-590

Restaurante e Churrascaria da Fran

Av. dos Portugueses – Vila Isabel, São Luís – MA, 65082-099

Localizados no Centro

Cafofinho da Tia Dica

Travessa Marcelino de Almeida, 173 - Centro, São Luís - MA, 65010-380

Restaurante Escola - SENAC

R. Nazareth, 202 – Centro, São Luís – MA, 65010-440

Restaurante Porto Seguro

Av. Sen. Vitorino Freire, 2 - Centro, São Luís – MA

Localizados na área Litorânea e proximidades

Mama Restaurante

Av. dos Holandeses, 2 - QUADRA 10 - Calhau, São Luís - MA, 65071-380

Azu Restaurante

Champs Mall - Av. Ivan Loureiro, 04 - Ponta D'areia, São Luís - MA, 65077-558

Relva Food

Edifício Holandeses Center, Av. dos Holandeses, 08 - Calhau, São Luís - MA, 65071-380

Milazo Contemporâneo

Península da - Dr. Jackson Kepler Lago, 6 - Ponta D'areia, São Luís - MA, 65077-355

Cozinha Farofa

R. Agulhas Negras, n24 - Calhau, São Luís - MA, 65071-640

Restaurante Quintalão

Av. São Marcos - Ponta D'areia, São Luís - MA, 65075-380

Restaurante Cabana do Sol

Av. Litorânea, 10 - Calhau, São Luís - MA, 65076-170

Barraca de Praia Landruá

Av. Litorânea, 16A - Calhau, São Luís - MA

Contato

Em caso de dúvidas, envie email para encontro@fineduca.org.br.