Semana de Ação Mundial de 2019

Prezadxs,

A Semana de Ação Mundial de 2019 acontecerá entre os dias 2 e 9 de junho em todo o Brasil e o objetivo será realizar o monitoramento e o balanço do Plano Nacional de Educação. A Fineduca, que integra a SAM, também auxiliará no monitoramento das metas relacionadas à financiamento da educação no país.

– O que é a SAM? –

A SAM (Semana de Ação Mundial) é uma iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003, com o objetivo de informar e engajar a população em prol do direito à educação. De 2003 a 2018, a Semana já mobilizou mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Apenas no Brasil, já são cerca de 1,5 milhão de pessoas. É a maior atividade de mobilização pela educação no mundo!

– E qual o tema de 2019? – “Educação: já tenho um Plano! Precisamos falar do PNE”

Coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação há 16 anos, com participação da Fineduca no Comitê Técnico e no Comitê Diretivo, a SAM deste ano precede o 5º aniversário da Lei nº 13.005/2014, do Plano Nacional de Educação (PNE), dia 25 de junho. A SAM brasileira está dedicada ao monitoramento da implementação do PNE, que é nosso principal caminho para que toda a população brasileira possa ter acesso à uma educação de qualidade da creche à universidade.

Neste ano, a mobilização da SAM traz um balanço do que foi feito e do que não foi feito desde 2014 – quando pactuamos o Plano, que pensou os passos para a educação no Brasil até 2024 – de forma a exigir o cumprimento dos compromissos firmados pelo Estado brasileiro. Estamos na metade de seu decurso e ainda nenhuma meta foi integralmente cumprida.

Diante do contexto de crise política e econômica, a educação está, a cada dia que passa, mais ameaçada.

Seguiremos monitorando os indicadores da educação, entre eles, aqueles relacionados ao financiamento da educação, de forma a exigir que as políticas públicas formuladas pelos tomadores de decisão tenham por base o que está previsto na nossa Constituição Federal de 1988, isto é, da defesa e garantia da educação como direito fundamental para todas e todos.

Junte-se à SAM e ajude a transformar a educação no Brasil!

Inscreva-se para receber os materiais gratuitamente e desenvolva atividades na sua escola, no seu bairro ou convoque uma audiência pública.

As inscrições estão abertas até 01/05/2019 no link: http://semanadeacaomundial.org/

Os materiais são compostos de 01 Manual informativo com o balanço das metas e estratégias do PNE e 20 cartelas específicas para cada meta, com dados, estratégias e sugestões e atividades.

Baixe os materiais (SAM 2019_Artes), compartilhe, imprima cópias e realize suas atividades! Divulgue nas redes sociais usando as hashtags #SAM2019 #EuTenhoUmPlano #PrecisamosFalarSobreOPNE #PNEpraValer #PNE

Para mais informações, acesse: http://semanadeacaomundial.org/como-participar