Encontro Fineduca 2025

Com o tema O financiamento da educação em xeque nos PNEs” o XIII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação – FINEDUCA, se realizará, na sua parte presencial, na Universidade de Brasília (UnB), nos dias 17, 18 e 19 de setembro de 2025.

Parte das atividades acontecerá de forma presencial e, parte, de forma remota. A Sessão de Abertura, as Mesas Temáticas e as apresentações de trabalhos serão realizadas presencialmente nos dias 17, 18 e 19 de setembro de 2025 e os minicursos e oficinas serão ofertados de forma remota no mês de agosto

Datas importantes

Inscrições

Datas

Início das inscrições com e sem submissão de trabalho

24/03/2025

Final das inscrições sem submissão de trabalho

19/09/2025

Apresentações de trabalhos

Datas

Submissão de trabalhos
*Todos/as autores/as devem estar com as inscrições pagas para a submissão

31/03/2025 a 30/06/2025

Divulgação do resultado das avaliações dos trabalhos (processo contínuo, de acordo com a data de submissão)

Até 17/07/2025

Prazo para recursos da avaliação dos trabalhos

21/07/2025 e 22/07/2025

Divulgação do resultado das avaliações dos trabalhos após recursos

25/07/2025

Divulgação da programação das apresentações de trabalho

Até 04/08/2025

Publicação dos Anais do XIII Encontro

Até 20/12/2025

Minicursos e oficinas Datas

Apresentação de propostas de minicursos e oficinas

02/06/2025 a 09/06/2025

Período de inscrições para os minicursos e oficinas

14/07 a 18/07/2025

Divulgação da lista de participantes dos minicursos e oficinas

28/07/2025

Realização de minicursos /oficinas – 1º bloco (Online)

02/08 e 09/8/2025
9:00 às 12:00 e/ou 14:00 às 17:00

Realização de minicursos /oficinas – 2º bloco (Online)

23/8 e 30/08/2025
9:00 às 12:00 e/ou 14:00 às 17:00

Programação

Resumo da programação (sujeita a alterações)

Parte Presencial
 

4ª feira 17/09/2025

5ª feira 18/09/2025

6ª feira 19/09/2025

Manhã

Encontro de grupos de pesquisa

Credenciamento

Mesa 2

Mesa 4

Tarde

Sessão de Abertura

Mesa 1

Mesa 3

Apresentação de trabalhos

Noite

Apresentação de trabalhos

Apresentação de trabalhos

Assembleia

Parte Virtual/Remota
 

Sábado – 02/08/2025

Sábado – 09/08/2025

Sábado -  23/08/2025

Sábado – 30/08/2025

Minicursos e Oficinas

1º. Bloco

1º. Bloco

2º. Bloco

2º. Bloco

Detalhamento da programação (sujeita a alterações)

Credenciamento dos participantes
Data: 17/09/2025, quarta-feira
Horário: 9h00 às 17h00
Local: Centro Cultural da ADUnB

Visita ao Congresso Nacional
Data: 17/09/2025, quarta-feira
Horário: 9h00 às 12h00
⁠Vagas limitadas: 30 participantes
⁠Período de inscrições: 28/07 a 01/08/2025

Encontro de Grupos de pesquisa
Data: 17/09/2025, quarta-feira
Horário: 9h00 às 12h00
Local: Faculdade de Educação da UnB

Sessão de Abertura e Mesa 1: Capitalismo, financeirização e financiamento da Educação
Data: 17/09/2025, quarta-feira
Palestrante: Pedro Paulo Zahluth Bastos (Unicamp)
Coordenação: Nelson Cardoso Amaral (UFG)
Horário: 14h00 às 17h00
Local: Centro Cultural da ADUnB

Mesa 2: Reforma tributária, desigualdades e a necessidade de se aplicar o equivalente a 10% do PIB
Palestrante: Francisco Mata Machado (UFG e Observatório Brasileiro do Sistema Tributário)
Palestrante: Jorge Abrahão Castro (Ipea)
Palestrante: Gabriela Schneider (UFPR)
Coordenação: Adriana Dragone Silveira (USP)
Data: 18/09/2025, quinta-feira
Horário: 9h00 às 12h00
Local: Centro Cultural da ADUnB

Mesa 3: A remuneração e a carreira dos profissionais da educação: perspectivas para o próximo decênio
Palestrante: Andreza Barbosa (PUC/Campinas)
Palestrante: Rosana Gemaque (UFPA)
Palestrante: Alisson Minduri Capuzzo (Consultor da Câmara dos Deputados)
Coordenação: Márcia Jacomini (Unifesp)
Data: 18/09/2025, quinta-feira
Horário: 14h00 às 17h00
Local: Centro Cultural da ADUnB

Mesa 4: Balanço crítico do financiamento da Educação Superior
Palestrante: Maria Luisa Machado Cerdeira (Univ. de Lisboa)
Palestrante: Cristina Helena Almeida de Carvalho (UnB)
Coordenação: Vera Lúcia Jacob Chaves (UFPA)
Data: 19/09/2025, sexta-feira
Horário: 9h00 às 12h00
Local: Centro Cultural da ADUnB

Desafio de Futebol Fineduca
Data: 17/09/2025, quarta-feira
Horário: 19:30
Local: a ser definido

Confraternização
Data: 18/09/2025, quinta-feira
Horário: 20h00
Local: a ser definido

Lançamento de livros
Data: 19/09/2025, sexta-feira
Horário: 16:00 – 16:40
Local: Centro Cultural da ADUnB

Assembleia da Fineduca
Data: 19/09/2025, sexta-feira
Horário: 17:00 – 19:00
Local: Centro Cultural da ADUnB

Apresentação de trabalhos

Minicursos e oficinas

Atividade Datas

Apresentação de propostas de minicursos e oficinas

02/06/2025 a 09/06/2025

Período de inscrições para os minicursos e oficinas

14/07 a 18/07/2025

Divulgação da lista de participantes dos minicursos e oficinas

28/07/2025

Realização de minicursos /oficinas – 1º bloco (Online)

02/08 e 09/8/2025

9:00 às 12:00 e/ou 14:00 às 17:00

Realização de minicursos /oficinas – 2º bloco (Online)

23/8 e 30/08/2025

9:00 às 12:00 e/ou 14:00 às 17:00

I Bloco – 02 e 09/08/2025

Minicurso 1 - Financiar para garantir direitos: a educação especial inclusiva
Responsáveis: Charles de Castro Leite; Marcia Maurilio Souza; Marileide Gonçalves França; Rosângela Gavioli Prieto; Vanessa Dias Bueno de Castro (Rede Fineesp)
Carga Horária: 10h (6h em 2 encontros síncronos + 4h de preparação do estudo de caso)
Datas: 02/08 e 09/08/2025
Horário: 9:00 às 12:00
Número de vagas: 50

Minicurso 2 - Macroeconomia em disputa: Os orçamentos públicos e o financiamento da educação
Responsável: Paulo Rubem Santiago Ferreira (UFPE)
Carga Horária: 6h
Datas: 02/08 e 09/08/2025
Horário: 14:00 às 17:00
Número de vagas: 50

Minicurso 3 - Programas Federais para o Financiamento da Educação Básica: Os Programas do FNDE
Responsáveis: Andreia Couto Ribeiro, Valdoir Pedro Wathier, Michele Lessa de Oliveira e Maria Angelica Floriano Pedrosa (FNDE)
Carga Horária: 6h
Datas: 02/08 e 09/08/2025
Horário: 09:00 às 12:00
Número de vagas: 50

Oficina: PDDE Básico e Ações Integradas
Responsável: Mariana Peleje Viana (UFSC), Jaqueline de Freitas (UFSC) e Eduarda Visentainer Adami (UFSC)
Carga Horária: 8h (6h de atividades síncronas e 2 horas assíncronas)
Datas: 02/08 e 09/08/2025
Horário: 09:00 às 12:00
Número de vagas: 50

II Bloco – 23 e 30/08/2025

Fundeb: avanços e vicissitudes nos cinco anos iniciais
Responsáveis: Nalú Farenzena (UFRGS), José Marcelino de Rezende Pinto (USP)
Carga Horária: 12h (06h síncronas e 06h de atividades remotas)
Datas: 23/08 e 30/08/2025
Horário: 09:00 às 12:00
Número de vagas: 50

A educação no Legislativo e a legislação educacional
Responsáveis: Tatiana Feitosa de Britto (Consultora Legislativa do Senado Federal); Ana Valeska Gomes (Consultora Legislativa da Câmara dos Deputados); José Edmar de Queiroz (Consultor Legislativo do Senado Federal)
Carga Horária: 06h
Datas: 23/08 e 30/08/2025
Horário: 09:00 às 12:00
Número de vagas: 50

Introdução ao financiamento da educação no Brasil e na Alemanha: fontes, orçamento, políticas, bases de dados.
Responsáveis: Francisco José da Silva, Juca Gil, Marcos Edgar Bassi, Pelegrino Verçosa
Carga Horária: 12 horas síncronas e mais 8 horas de atividades autônomas assíncronas, totalizando 20 horas)
Datas: 23/08 e 30/08/2025
Horário: 09:00 às 12:00; 14:00 – 17:00
Número de vagas: 50

Atividade Datas

Período para apresentação de propostas de minicursos e oficinas

02/06/2025 a 09/06/2025

Período de inscrição

14/07 a 18/07/2025

Divulgação da lista de participantes dos minicursos e oficinas

28/07/2025

Realização de minicursos /oficinas (Forma Virtual/Remota)

1º bloco: 02/08 e 09/8/2025, 9:00 às 12:00 e/ou 14:00 às 17:00

2º bloco: 23/8 e 30/08/2025, 9:00 às 12:00 e/ou 14:00 às 17:00

Inscrições

Categoria Associado/a com anuidade 2025 paga Associado/a não quite em 2025 e não associado 2025
Professores universitários e Pesquisadores R$ 120,00 R$ 340,00
Professores de educaçao básica R$ 80,00 R$ 170,00
Estudantes de Pós-Graduação R$ 80,00 R$ 170,00
Estudantes de Graduação R$ 30,00 R$ 80,00
Participantes de Movimentos Sociais R$ 30,00 R$ 80,00
Outros Profissionais R$ 120,00 R$ 340,00

Submissão de trabalhos

O Comitê Científico avaliará propostas de comunicações orais somente no formato de ‘Resumo expandido’ que atenderem as seguintes condições gerais:

I. Cada autor(a) poderá inscrever até 3 (três) trabalhos, sendo 1 (um) como autor(a) principal e 2 (dois) em coautoria.

II. Cada trabalho deverá ter no máximo um(a) autor(a) e três coautoras(es), sendo que TODAS(OS) deverão estar quites com o pagamento da inscrição no evento no ato da submissão.

III. Deverá ser indicado, no momento da submissão, o eixo temático do trabalho:
1 - Políticas de financiamento da educação básica 
2 - Políticas de financiamento da educação superior
3 - Planos de carreira e remuneração de professores
4 - Relações público-privado no financiamento da educação

IV. Somente serão apreciados os textos que obedecerem às diretrizes para submissão dos trabalhos.

V. É facultativa a autorização da publicação dos trabalhos nos Anais do evento. A opção deverá ser manifestada no ato da submissão na plataforma online. Serão publicados nos anais os resumos expandidos e o resumo dos textos completos. Convidamos as(os) autoras(es) que tiverem os textos completos aprovados no evento a submetê-los à Revista Fineduca. Sublinhamos que a submissão do trabalho à nossa Revista não significa sua aprovação automática

VI. Os trabalhos NÃO DEVERÃO conter identificação dos autores. Os trabalhos com identificação não serão avaliados, sendo reprovados automaticamente.

VII. A submissão online deve ser realizada no sistema do XIII Encontro.

VIII. O texto deve ser devidamente revisado antes da submissão, pois não haverá possibilidade de correções antes da publicação nos anais. Ou seja, a revisão linguística do texto é de responsabilidade dos autores.

Condições para submissão de ‘Resumo Expandido’

Os trabalhos no formato ‘resumo expandido’ devem ter de 7.000 a 12.000 caracteres (com espaço), em português, inglês ou espanhol, incluindo referências bibliográficas, ilustrações, gráficos, mapas e tabelas, se for o caso.

Formatação: texto em Word for Windows obedecendo às seguintes recomendações: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, papel A4, margens de 2,5 cm, paginação no canto inferior direito.

Não serão aceitos trabalhos em pdf.

Os dados de autores/autoras NÃO devem ser informados no arquivo de texto do resumo expandido submetido, de modo a possibilitar a avaliação cega do trabalho. Substituir no texto qualquer informação de autoria por XXXXX.

As notas de rodapé deverão ser utilizadas para esclarecimentos absolutamente necessários.

As/os autoras/autores mencionadas/mencionados no artigo deverão ser citadas/os entre parênteses no corpo do texto, com o ano da publicação da obra e, quando for o caso, com a(s) página(s) citada(s). Ex.: (Calkins, 1950, p.161).

Os trabalhos deverão conter as seguintes seções: Introdução, Metodologia, Resultados e/ou Discussão, Conclusão, Referências

- A seção Introdução deverá conter a apresentação da temática/objeto, os objetivos e a justificativa do problema estudado de forma clara, utilizando-se de revisão de literatura.

- A seção Metodologia deve ser concisa e suficientemente clara, de modo que a/o leitora/leitor entenda os procedimentos utilizados, incluindo ainda as referências da metodologia de estudo e/ou análises empregadas.

- A seção Resultados e Discussão deve conter os dados obtidos até o momento, podendo ser apresentados também em forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.

- A seção Conclusões deve ser elaborada com base nos objetivos e resultados do estudo.

- Na seção Referências serão listados apenas os trabalhos mencionados no texto de acordo com as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

- As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser apresentadas com qualidade, de modo que possibilite uma reprodução legível, inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas, o título deve ficar acima (sem negrito) e nas Figuras, o título deve ficar abaixo (sem negrito). É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.

Publicação dos Anais

Serão publicados nos Anais do XIII Encontro da Fineduca os resumos expandidos das/dos autores/autoras que autorizarem a publicação.

Trabalhos Aprovados

Organização

Comissão Organizadora Nacional

Adriana Aparecida Silveira Dragone
Cacilda Cavalcanti
José Marcelino de Rezende Pinto
Márcia Aparecida Jacomini
Nalú Farenzena
Nelson Cardoso Amaral
Rubens Barbosa de Camargo
Theresa Adrião
Thiago Alves

Comissão Organizadora Local

Alan Bezerra Macedo
Ana Maria de Albuquerque Moreira
Ana Sheila Fernandes Costa
Andréia Mello Lacé
Beatriz Miranda Gomes
Catarina de Almeida Santos
Cristina Helena Almeida de Carvalho
Danielle Xabregas Pamplona Nogueira
Danilo Pinheiro Guimarães
Eline de Mirando Macedo
Juliana Ramos Ribeiro
Emelle Rodrigues Novais Cruz
Flávio Bezerra de Sousa
Iraci Pereira da Silva
Isabella de Araujo Goellner
Janaina Angelina Teixeira
Maria Angélica Floriano Pedrosa
Mônica Serafim Cardoso
Nancy Costa de Oliveira
Sinara Pollom Zardo
Sueli Mamede Lobo Ferreira

Comitê Ciêntífico

Coordenação Geral
Nalú Farenzena e José Marcelino de Rezende Pinto

Eixo 1 - Políticas de financiamento da educação básica
Coordenação: Calinca Jordânia Pergher e Gabriela Schneider

Eixo 2 - Políticas de financiamento da educação superior
Coordenação: Luiz Fernando Reis

Eixo 3 - Planos de Carreira e Remuneração de professores
Coordenação: Dalva Valente Guimarães Gutierres

Eixo 4 - Relações público-privadas no financiamento da educação
Coordenação: José Quibao Neto

Pareceristas

Eixo 1 - Políticas de financiamento da educação básica
Adriana Dragone Silveira
Andrea Barbosa Gouveia 
Andreia Couto Ribeiro
Andreia da Silva Mafassioli
Calinca Jordânia Pergher
Débora Alves Feitosa
Dhaiene Bruno
Diego Lutz 
Fabrício Aarão Freire Carvalho
Fernando Vizotto Galvão 
Gabriela Schneider
José Marcelino de Rezende Pinto
Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita 
Maria Goreti Farias Machado 
Maria Luiza Rodrigues Flores 
Mariana Peleje Viana
Marilda de Oliveira Costa 
Marileide Gonçalves França
Nalú Farenzena
Patrícia Marchand
Regina Maria Duarte Scherer
Rosa Maria Pinheiro Mosna 
Rosana Evangelista da Cruz 
Rosana Maria Gemaque Rolim
Simony Rafaeli Quirino 
Vanessa Dias Bueno de Castro
Wellyngton Monteiro da Silva

Eixo 2 - Políticas de financiamento da educação superior
Claudia Regina Baukat Silveira Moreira
Fabíola Bouth Grello Kato
Josué Vidal Pereira
Maria Rosimary Soares dos Santos
Rhoberta Santana de Araújo
Tarcísio da Silva Cordeiro
Vera Lúcia Jacob Chaves

Eixo 3 - Planos de Carreira e Remuneração de professores
Dalva Valente Guimarães Gutierres
Danielle Cristina de Brito Mendes
Jarbas de Paula Machado
Joedson Brito dos Santos
Luciana Leandro da Silva
Magna Jovita Gomes de Sales e Silva
Márcia Aparecida Jacomini
Marcos Edgar Bassi
Marcus Quintanilha da Silva
Maria Aparecida dos Santos Ferreira
Nalú Farenzena
Paulo Sérgio de Oliveira Alves
Pelegrino Santos Verçosa
Rubens da Costa Ferreira

Eixo 4 - Relações público-privadas no financiamento da educação
Ana Paula Santiago Nascimento
Cássia Alessandra Domiciano
Felipe de Souza Araújo
Ingrid de Souza
João Batista Silva dos Santos
José Quibao Neto
Karine Morgan
Raquel Fontes Borghi
Teise de Oliveira Guaranha Garcia
Thais Marin
Vanessa Dias Bueno de Castro

Local

Universidade de Brasília.
Faculdade de Educação-Campus Darcy Ribeiro-Asa Norte-Cep: 70.910-900

Hospedagem para participantes do XIII Encontro FINEDUCA

Se você vai participar do Encontro da Fineduca em Brasília, de 17 a 19 de setembro de 2025, é importante garantir sua hospedagem com antecedência. Para ajudar nesse processo, listamos abaixo os hotéis que responderam ao nosso contato e confirmaram disponibilidade para o período do evento. Alguns deles, inclusive, ofereceram condições especiais para os participantes.

Período sugerido para hospedagem: 16 a 20 de setembro de 2025
Local do evento: Universidade de Brasília (UnB)

Hotéis com disponibilidade confirmada

St. Paul Plaza Hotel – condição especial para o evento

📍 SHS (Setor Hoteleiro Sul) | Quadra 2 Bloco H, Asa Sul, Brasília
📞Geral: (61) 2102.8400 / Central de reservas: (61) 3319.3543

📧 reservasstpaul@plazabrasilia.com.br
🔗https://www.plazabrasilia.com.br/stpaul
💬 Código Promocional: FINEDUCA2025
🔹 20% de desconto sobre a tarifa do dia
🔹 Exclusivo para reservas feitas pelo site
🔹 Inserir o código no momento da reserva
🔹 Válido para hospedagens de 14 a 21/09/2025

Rede Hplus 

  • Cullinan Hplus Premium

    📍 SHN (Setor Hoteleiro Norte) | Quadra 04, Bloco E | Asa Norte – 70704-050
    📞Telefone: 0800-601-3888 / Whatsapp (61) 99102-1608

    📧 reservas@hplus.com.br
    🔗https://www.hplus.com.br/hoteis/cullinan-hplus-premium/

  • Athos Bulcão Hplus Executive

    📍 SHN (Setor Hoteleiro Norte) | Quadra 05, Bloco D | Asa Norte – 70705-000
    📞Telefone: 0800-601-3888 / Whatsapp (61) 99102-1608

    📧 reservas@hplus.com.br
    🔗https://www.hplus.com.br/hoteis/athos-bulcao-hplus-executive/

  • Saint Moritz Hplus Express

    📍 SHN (Setor Hoteleiro Norte) | Quadra 01, Área Especial A, Bloco. B | Asa Norte – 70701-000
    📞Telefone: 0800-601-3888 / Whatsapp (61) 99102-1608

    📧 reservas@hplus.com.br
    🔗https://www.hplus.com.br/hoteis/saint-moritz-hplus-express

  • Hotel Vision Hplus Express
    📍 SHN (Setor Hoteleiro Norte) | Quadra 01, Bloco F, Área especial A | Asa Norte – 70.701-000
    📞Telefone: 0800-601-3888 / Whatsapp (61) 99102-1608

    📧 reservas@hplus.com.br
    🔗https://www.hplus.com.br/hoteis/hplus-vision-executive

Ibis Styles Brasília Aeroporto

📍 Aeroporto Int De Brasilia, Setor De Concessionarias, Lote 02, 71608900
📞 (61) 2196-6600
📧 reservas@stylesbrasilia.com.br / hb0i3-sm1@accor.com
🔗Link para o site

Mercure Brasília Líder

📍 SHN (Setor Hoteleiro Norte) | Quadra 5, Bloco I | Asa Norte, Brasília
📞(61) 3426-4000
📧h3627-re@accor.com
🔗Link para o site

Kubitschek Plaza Hotel

📍 SHN (Setor Hoteleiro Norte) | Quadra 2 Bloco E | Asa Norte, Brasília
📞Geral: (61) 33293333 / Reservas de Hospedagem: (61) 33193543
📧reservaskubitschek@plazabrasilia.com.br
🔗Link para reservas

Manhattan Plaza Hotel

📍 SHN (Setor Hoteleiro Norte) | Quadra 2 Bloco A | Asa Norte, Brasília
📞 Geral: (61) 3319-3060 / Central de Reservas: (61) 3319-3543
📧 reservasmanhattan@plazabrasilia.com.br
🔗Link para reservas

Comfort Suítes Brasília

📍 SHN (Setor Hoteleiro Norte) | Quadra 4 Bloco D | Asa Norte, Brasília
📞 (61) 3550-3902
📧 reservas.csb@ahi.com.br
🔗Link para o site

Nobile Suítes Monumental

📍 SHN (Setor Hoteleiro Norte) | Quadra 4 Bloco B | Asa Norte, Brasília
📞 (61) 3044-4001
📧 reservas@nobilehoteis.com.br / reservas.nsm@nobilehoteis.com.br
🔗Link para o site

Fusion Hplus Express+

📍 SHN (Setor Hoteleiro Norte) | Quadra 01, Bloco D, Área especial A | Asa Norte – 70701-040

 📞Telefone: 0800-601-3888 / Whatsapp (61) 99102-1608

📧 reservas@hplus.com.br 

 🔗Link para o site

Monumental Bittar Hotel

📍 SHN (Setor Hoteleiro Norte) | Quadra 3 Bloco B | Asa Norte – 70701-040
📞 (61) 3704-5000
📧 reservas@bittar.com.br
🔗Site do hotel

Brasília Palace Hotel

📍 SHTN (Setor de Hotéis e Turismo Norte) Trecho 1, Conjunto 1, Bloco C, Brasília
📞 Geral: (61) 3306-9000 / Reservas de hospedagem: (61) 3319-3543
📧 reservaspalace@plazabrasilia.com.br
🔗www.brasiliapalace.com.br

Casa de Retiros Assunção

📍 Av. L-2 Norte SGAN 611 Mód E
📞 (61) 3274-5336 / (61) 98112-3811 (WhatsApp)
📧 casaderetiroassuncao@gmail.com
🔗 Site do hotel

💡 Dica: As vagas em alguns hotéis são limitadas. Garanta sua hospedagem com antecedência!

Contato

Em caso de dúvidas, envie email para encontro@fineduca.org.br.